adaptação

Seduc propõe unificação do calendário das redes municipais, estaduais e particular

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Guilherme Borges (Diário)

Uma reunião promovida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), na manhã desta quarta-feira, discutiu quais serão as ações das redes estadual, municipal e particular a partir da prorrogação da suspensão das aulas até 30 de abril. A nova data, definida pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na última terça, tem o objetivo de manutenção da prevenção ao coronavírus.

Inscrições para o Enem 2020 começam no dia 11 de maio

Foi decidido que o calendário escolar será padronizado durante o período de interrupção das aulas presenciais. O objetivo é qualificar questões relacionadas ao transporte escolar e facilitar as orientações para professores, alunos e comunidade escolar. Também nesta quarta, o Ministério da Educação (MEC) publicou uma medida que permite a adaptação da carga horária em menos de 200 dias, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  Conforme o secretário da Educação, Faisal Karam, é necessário que Estado e municípios unifiquem suas ações para atender melhor a população gaúcha.

Grupo de WhatsApp compartilha conteúdos pedagógicos para crianças

Estiveram na reunião representações da Seduc, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Estado (UNCME-RS), do Conselho Estadual de Educação (CEE-RS), da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime), do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) e do Ministério Público Estadual.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Rodrigo Peixoto (Seduc/Divulgação)
Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira na tentativa de alinhar ações a serem desenvolvidas na rede estadual, nas redes municipais e nas escolas privadas

Na rede estadual, metodologias de aulas programadas foram implementadas como o Programa Jovem RS Conectando o Futuro. A Seduc explica, contudo, que os recursos pedagógicos utilizados durante o período de suspensão das aulas são de autonomia de cada instituição de ensino.

Benefício de R$ 600 para auxílio durante pandemia é sancionado por Bolsonaro

Durante a suspensão, professores estaduais devem participar de um curso online que trata do currículo da rede. Segundo a Seduc, ao todo, 42 mil docentes participarão diretamente.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo de Santa Maria produz protetores faciais em impressoras 3D Anterior

Grupo de Santa Maria produz protetores faciais em impressoras 3D

Próximo

Medida permite que calendário letivo tenha menos de 200 dias

Educação